quarta-feira, 2 de julho de 2008

4 em linha... e uma uzi!

Epah para este post nem sequer me darei ao trabalho de grande introdução: mas por que raio é que existem os bazofes?!

Deixem-me contextualizar-vos esta situação: tudo começou há um tempo atrás na ilha do sol (já dizia o netinho), que é o que chamo ao meu local de trabalho aos domingos, o belíssimo estabelecimento que é o clube de vídeo da minha rua.

Ora não é que certo belo domingo solarengo surge uma família constituída pela típica irmã mais velha a fazer o papel de mãe, o irmão "do meio" enorme e com a inteligência de um bloco de betão e o brinco na orelha e o irmão mais novo de boné lateralizado e olhar vazio. Prosseguiram o seu "browsing" dos vários filmes disponíveis, curiosamente limitando-se a grandes ícones do cinema como Steven Seagal, Van Damme e o poderosíssimo actor Wesley Snipes, mantendo uma conversa animada plena de calões e jargões do "cenário"...

A situação que queria focar surgiu plenamente pelo meio de uma destas conversas. Eis que o irmão mais novo retira de uma das estantes um filme cujo nome nem sequer me recordo (tal foi o choque), vira-se para o seu irmão e debita a seguinte preciosidade: (de incentivar a postura vazia de consciência ao ler isto em voz alta) eisha brádâr este filme é mêmo muita bazofe man!!!

...

Queria reforçar o silêncio que se assentou na minha mente após tal pérola...

...

Num primeiro momento tentei analizar a origem etimológica da palavra: pensei em bazófia, não fazia sentido pois não faria parte do contexto nem o pobre iliterado saberia o seu significado; seguidamente ocorreu-me um estrangeirismo baseado no calão americano "buzz off", o que também não faria sentido... pura e simplesmente por não fazer!

No entanto, passados os segundos em que tentei atribuir algum sentido a tamanha jóia do vocabulário da nossa juventude, rapidamente me apercebi que não era suposto fazer sentido! Não era suposto ter qualquer contexto, nem tão pouco era suposto ser sequer uma palavra portuguesa! Era tão unicamente algo fruto da herança cultural que os nossos caríssimos irmãos americanos resolveram partilhar connosco via a "caixa mágica", destilado através da idiotice na nossa cultura urbana de rappers, MCs e aquela coisa que passa por generalização da nossa juventude, a.k.a. estereótipo.

No dia seguinte resolvi partilhar esta imaculada distribuição livre de conhecimento com os meus colegas e qual não foi o meu espanto quando todos, sem excepção, me convenceram que este termo é usado, não só por N elementos da nossa juventude, como também é usado para caracterizar todo um sector da nossa juventude, aqueles a que eu, do topo da minha ignorância, sempre chamei de dreads, chungas, carouchos ou palhaços-do-#$%&#$».

Morri um pouco por dentro... e finalmente percebi que o problema não é dos outros, é meu... a culpa é minha por não apreciar os Buraka Som Sistema, o Sam The Kid (gosto especialmente de Samuel o Cachopo) ou mesmo o 50 cêntimos, e não achar que eles possam ser um exemplo para o meu léxico...

Ou então são eles que são algo parecido com aquela leguminosa fantástica denominada nabo... respondam-me vocês...

Manuel

5 comentários:

Anónimo disse...

Realmente... Bazofes vindo de uma pessoa extremamente entendida como sua excelência é inaceitável!!

Mas olhe, ainda que impacientezinho, tente lá ser menos prolixo, que nem todas as mentes mais desatentas conseguem acompanhar um raciocínio, que é tanto brilhante como extenuante!!

Mania que é rico e gasta o guito todo em parlapié dum conto e quinhentos!! Boooring. Devias era vir mais aqui ao ghetto ter com os meus Bros!! =p

Kiss kiss
*xiki*

Eva disse...

Portanto bazofes...
O puto queria dizer que o filme era fixe ou fraquinho? Fiquei sem perceber...

Bazofes é então também igual a mitra?

Ilumina-me que esta mente morre de inquietação

Manuel Pimenta disse...

Definição de bazofes segundo o dicionário da literatura anormal:

"que é fixe, 'do cenário', 'marca pausa', ou 'mêmo do bufo'"

Tiago disse...

Ó Senhor! tão e os camionistas ou os srs dos andaimes sempre c o seu piropo pronto? ou do gaiatos d 12 anos q saem a noite? ou até d programas como o do herman, ond quem ganha e d facto quem canta pior!

tens (como dizia o sr aladino) "a all new world" para explorar... no q toca a "gozar"...

d qlq forma continua c o bom trabalho =)

Anónimo disse...

Não posso deixar de manifestar a minha concordância e dizer....... Boa ideia seria que se tivesses a "honra" de imprimir a tua opinião, num Dica qualquer da região, te lembrasses de continuar a referir à tua pessoa como "Manuel". Evitarás ter a cabeça a prémio num país tão lapidarmente populado por malta da bazófia ou troopers di barrio.

Tens de passar uma temporada na linha de Sintra para verificares com as tuas próprias pálpebras que esses terroristas do vocábulo são uns verdadeiros progressistas. :S