domingo, 6 de julho de 2008

5ª metida e é sempre a andar!

Devo à partida realçar que é bem possível, senão mesmo provável, que este post não tenha a mesma piada desgarrada dos restantes. No entanto, depois de dois dias com frequentes viagens de automóvel pela nossa mui bela cidade de Lisboa e a margem sul (pejada de bazofes sabem?), devo revelar que já matava um ou outro condutor "tuga".

É verdade, isto possivelmente aplica-se a alguns de vós, portanto pergunto-vos: onde raio está a piada dos acidentes de carro?! Alguém me sabe porventura explicar porque é que todo o santo carro abranda para os 5 km/h quando se encontra um veículo imobilizado na berma da estrada? É para ver? Sim, de facto há algo de mágico num carro avariado com o seu brilhante triângulo de sinalização colocado a 2 metros (sim porque 10 metros, ou mesmo 15 é p'ra parolos! Homem que é homem, ou nabo, coloca o triângulo bem encostadinho à viatura, até porque fica mais enquadrado e tal...).

Felizmente, no decurso do meu curto período de condutor, não tive ainda a ocasião de visualizar um acidente moderadamente grave. Ora este facto apenas reinforça o meu asco por esta, vá lá digamos gente! É que se ainda fosse um valente encostão entre dois carros, ou um choque em cadeia com direito a capotagem, ainda se compreendia alguma observação! Agora digam-me nobres condutores da nossa nação, porque é que abrandam quando está um pobre coitado de colete em tons efeminados encostado ao seu carro de 20 anos que deu o berro? De certo que não é p'ra lhe prestar auxílio...

E que dizer das manobras dignas de condutores exímios? Qual pisca qual quê minha gente! Os portugueses visto que não têm isenção dos mais diversos impostos acham-se portanto no direito de se proclamarem isentos da famigerada sinalização - "de algo nos havemos de isentar! E a luta continua!" e clichés afins.

Somos de facto um país de slaloms e derrapagens, velocidades vertiginosas e infracções ao "deus-dará". Eu pessoalmente chamo-lhe labreguice e falta de cortesia, show-off e ignorância, mas parece-me só uma questão de nomenclatura...

Como foi requisitado por algumas famílias fui então um pouco mais breve, sem no entanto descurar a falta de piada que me caracteriza - não quereria desiludir as legiões de fãs devotos (tu sabes quem és!)

Manuel

3 comentários:

Eva disse...

menino pimenta,se estou lembrada o triangulo põe-se a 30 metros do popó, visível a 100 metros.
vá lá ver o manual do código (agora assim de repente não me lembro do nome do senhor que o escreveu, mas era o mesmo para toda a gente, e o senhor tinha um nome todo catita e tudo...é a ólzaimér... isto a idade faz destas coisas).

Eva disse...

Lembrei-me: João Catatau, esse grande escritor de obras da literatura Portuguesa, sujeito a ganhar um nobel à semelhança do Saramago!

Anónimo disse...

É recorrente, em meu entender, de que, determinadas viaturas só fazem sentido - funcionam, mesmo - quando o dispositivo motor está ligado ao que o egrégio João Catatau chava de Klaxon (buzina); por osmose inversa, esta também só com semblantes obtusos é que movia a "vontade de buzinar"; diría também, na antevisão do ciclo, que, o semblante tem de estar obrigatóriamente ligado a um estilo "tuning" na indumentária: manga á cava - identificadora de idealismo ausente - calça de cós baixo - identificador de culto do corpo (braguilha p'ra baixo) - chinelo freak-surfer-billabong-c&a... essa meu amigo, é que é a nomenclatura das nomenclaturas. Falavamos de quê???
Fred